sábado, 15 de janeiro de 2011

Unity vs XNA

Hoje eu vou falar sobre uma duvida de todos os iniciantes na programação de jogos, devo usar uma engine grafica ou não?

Bom, a resposta para essa pergunta varia de pessoa para pessoa, eu vou comparar as duas aqui e voces decidem por si mesmos, vou usar a unity como exemplo de engine grafica e o xna como exemplo de framework não grafico

a unity 3D, ela tem um interface grafica, aceita mais formatos de 3D é mais facil se voce nm tiver tanta intimida com codigo, tem muitos snippets prontos, pra quem não sabe, snippets sao trechos de codigo, em compensação a licensa grátis da unity3D é extremamente limitada, e é extremamente complicado desenvolver um sistema 2D nela, sem falar no preço da licensa profissional.

O XNA é gratis, em compensação não apresenta uma interface grafica, é tudo feito por codigo, o que se voce ainda não tem intimidade com programação pode assustar um pouco, agora se voce quer mesmo ser um programador de games eu recomendo começar pelo XNA justamente por ser mais complexo, o xna so aceita os formatos .X e .FBX para modelos 3D, em compensação é extremamente facil de se trabalhar tanto com 2D quanto com 3D

bom galera essa é uma comparação superficial, tem muito mais coisa ai do que o que eu falei mas isso deve ser suficiente para voces terem uma ideia do que é melhor

bom gente até a próxima

1 comentários:

Anônimo disse...

pega na minha benga. Unity de cu é rola.

Postar um comentário