sábado, 5 de fevereiro de 2011

XNA vs UNITY parte 2

Bom gente, ha um tempo, fiz um post explicando por alto as diferanças do xna e da unity 3D, hoje vou entrar em mais detalhes.

O XNA, por ser um framework da linguagem C#, é extremamente poderoso e simples de se usar, ao mesmo tempo em que ele é trabalhoso por não possuir uma GUI como a unity ou a UDK, isso o torna excelente para iniciantes, porque, alem de extremamente bem documentado, no MSDN (microsoft sistem developer network) ele é de simples entendimento, e por se utilizar o visual studio, a depuração é simples pois a propria IDE te indica o erro.

A unity 3D é tao poderosa quanto o XNA, se não mais, pois tambem permite publicação pra MAC e pra iOS, alem de permitir a integração com o visual studio, o que torna a depuração do codigo facil também, e é bem documentada. os problemas da unity ser usada por alguem sem experiencia em programação é que por ser uma engine poderosa, ela pede muito da maquina que tiver rodando o jogo, e se voce não ficar ligado nos conceitos da OO(orientação a Objetos), e nas boas praticas, seu jogo não vai ser rodavel em muitos computadores.

se voce esta começando nos jogos recomendo o XNA SE VOCE JA TIVER PROGRAMADO em outras linguagens ou no proprio C#, se não, a minha recomendação é o C/C++ com o directX.

agora  se voce ja tiver experiencia com desenvolvimento de jogos, e quiser ganhar em velocidade de desenvolvimento, ai eu recomendo a unity 3D ou, se for um jogo AAA, o que no brasil não é viavel por sinal, a UDK

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