quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pipeline de Jogos

   Hoje vou falar um pouco sobre o pipeline de desenvolvimento de jogos, assumindo que ja se tenha a ideia principal do jogo.
   O dependendo muito da equipe de desenvolvimento se a equipe for pequena e so dominar uma tecnologia, o game designer ou o game writter tem que manter as limitações da tecnologia em mente, ja caso a equipe domine mais de uma tecnologia, considerando as tecnologias atuais, o game designer/game writter pode escrever o roteiro sem maiores problemas, eu não especifiquei apenas um profissional, porque aqui no brasil o mais comum é o game designer fazer os roteiros, ja no exterior o mais comun é ter-se o game writter que é o prifissional especializado em roteiros.
   apos o  roteiro pronto o game designer se reune com a equipe de desenvolvimento, e analisam  a viabilidade do roteiro e fazem as alterações necessarias.
   apos feito isso, a equipe de arte começa a traçar os conceitos do roteiro, uma vez que os conceitos sejam aprovados eles  traçam os chamados character sheets, que serao usados pelos modeladores no case de um jogo 3D no caso de jogo em 2D, a equipe de desenho traça os sprites, que é o personagem nas posições necessarias para anima-lo, não apenas o personagem, mas todo o cenario.
  simultaneamente, a equipe de programação vai esboçando o motor base do jogo, assim quando a arte tiver pronta, so se faz os ajustes finos.
   depois da parte de programação pronta, faz-se os play-tests, onde realizam-se os ajustes finais de mecanica e personagens e depois é so publicar

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo,me ajudou muito,principalmente por que tenho um projeto de feira de ciencias pra apresentar,e esse seu post me ajudou muito a entender mais sobre a criação de jogos.Continue assim =)

Postar um comentário